ANTAQ aprova estudo de acompanhamento de custos dos afretamentos de embarcações para navegação de apoio marítimo
março 14, 2025

Estudo aponta que os preços para as embarcações nacionais devem levar em consideração fatores do país
Brasília, 13/03/2025 – A Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou, nesta quinta-feira (13), o estudo P14 – Acompanhamento dos custos suportados pelas empresas nacionais com relação ao uso de embarcações nacionais e estrangeiras afretadas para a navegação de apoio marítimo.
Os resultados dos estudos apontam que os preços brasileiros não se equiparam, por diversos fatores, aos praticados nos mercados internacionais. Por isso, a precificação no mercado interno de apoio marítimo deve considerar fatores próprios do setor.
“Esse estudo vem em um momento em que a Agência se debruça, tanto na agenda regulatória sobre as questões afetas às embarcações de apoio marítimo, mas também para respaldar as ações de política pública voltadas à reconstrução naval do país”, explicou a diretora Flávia Takafashi, relatora da matéria.
O levantamento, que faz parte da Agenda Plurianual de Estudos de 2021-2024, tem como objetivo aprimorar os processos decisórios e operacionais da ANTAQ produzindo evidências para maior assertividade e eficácia nas tomadas de decisões.
Fonte: ANTAQ
Disponível em: https://www.gov.br/antaq/pt-br/noticias/2025/antaq-aprova-estudo-de-acompanhamento-de-custos-dos-afretamentos-de-embarcacoes-para-navegacao-de-apoio-maritimo
Publicado em: 13/03/2025