APL Marítimo RS realizou mais uma reunião do Conselho de Administração e Assembleia Geral de Associados
dezembro 16, 2022
Na tarde de segunda-feira (12/12/22), no salão social do Centro de Navegação Rio-grandense – Centronave, foi realizada a 21ª Reunião do Conselho de Administração e a 11ª Assembleia Geral de Associados do APL. O evento contou com a presença do prefeito de Rio Grande, Fabio Branco, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de São José do Norte, Danúbio Roig, o Assessor de Projetos do Gabinete da Prefeitura de Pelotas, Luiz Van Der Laan, o Reitor da FURG, Danilo Giroldo, entre outros representantes de importantes instituições e empresas associadas ao APL.
As reuniões foram presididas pelo Presidente do Conselho de Administração Antônio Carlos Bachieri Duarte, e a condução da apresentação das atividades pelo Diretor-presidente do APL, Arthur Rocha Baptista.
Na ocasião, foram discutidos, além de assuntos estatutários, temas de relevância para o desenvolvimento dos municípios da região sul, bem como do Estado do Rio Grande do Sul. Foram apresentadas as atividades realizadas ao longo dos anos de 2021 e 2022, com destaque para o Centro de Simulação de Manobras Navais – CSN, o Plano de Desenvolvimento da Economia do Mar do RS e a participação na pesquisa sobre Economia Azul Global, da OCDE.
Mais especificamente, sobre o CSN, Arthur relatou os investimentos que foram realizados nos equipamentos para manter o sistema autossuficiente por mais tempo, garantindo, assim, os resultados das simulações.
Quanto ao Plano de Desenvolvimento da Economia do Mar, ressaltou as diversas reuniões realizadas junto à equipe do BRDE, e a entrega do Termo de Referência, atualmente em fase de precificação e levantamento de recursos para a sua execução.
E, em relação à pesquisa da OCDE, frisou a importância da participação dos municípios de Pelotas, Rio Grande e São José do Norte, bem como do Estado do Rio Grande do Sul, que colocou a região sul no mapa da Economia Azul Global, trazendo oportunidades de cooperação com diversas instituições parceiras da OCDE.
Também foi definido pelos presentes o Plano de Ação para o ano de 2023. Um maior detalhamento dessas atividades deverá ser apresentado na primeira reunião do Conselho de Administração do ano que vem, em data ainda a ser definida.
Fonte: Secretaria Executiva APL Marítimo RS