APL Polo Naval e de Energia é contemplado em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
dezembro 19, 2017
A Associação do Arranjo Produtivo Local do Polo Naval e de Energia de Rio Grande e Entorno foi contemplada em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para qualificar a produtividade e inovação de empresas do sul do Estado. Os quatro arranjos selecionados nacionalmente receberão, ao todo, R$ 800 mil para o desenvolvimento dos projetos apresentados.
O vice-reitor da FURG e diretor-presidente do APL Polo Naval e de Energia de Rio Grande e Entorno, Danilo Giroldo, esteve nesta segunda-feira, 18, em Brasília, para assinar o convênio com a ABDI. O recurso disponibilizado para o arranjo será de R$ 182 mil.
O projeto do APL Polo Naval e Energia de Rio Grande e Entorno – LEAN APL – Programa de Desenvolvimento da Mentalidade Enxuta, tem por objetivo estimular a produtividade de 20 empresas através do diagnóstico dos processos industriais, de serviços e de gestão. Além disso, como estratégia, busca a capacitação e consultoria com assessoria técnica-gerencial.
“O projeto LEAN APL vai possibilitar que essas 20 empresas conheçam com profundidade os gargalos de sua atividade produtiva, e se capacitem com técnicas modernas de manufatura enxuta para elevar a produtividade e a competitividade. O projeto também possibilitará o delineamento ou a implementação de projetos específicos nas fábricas para torná-las mais produtivas”, enfatizou o vice-reitor, Danilo Giroldo
Também foram selecionados projetos dos arranjos de Belo Horizonte (MG), Vale do Aço (MG) e de Rio Preto (SP). Quase 90 empresas receberão suporte na parceria técnico-financeira. Os projetos têm duração entre 12 e 24 meses. A ABDI disponibilizará metade da verba em 2017 e o restante em 2018.
Fonte: Furg