NOTÍCIAS

Contratação do sistema de tráfego para o Porto do Rio Grande foi aprovada

julho 3, 2023


thumb image

Na tarde da última quarta-feira (28) o Salão Nobre da Prefeitura do Rio Grande sediou a primeira reunião do ano de 2023 do Conselho de Administração do APL Marítimo. Dentre os presentes estavam autoridades como o Prefeito Fábio Branco, o Presidente da Portos RS, Cristiano Klinger e o Reitor da FURG, Danilo Giroldo, juntamente dos representantes das demais entidades membros do Conselho.

Entre os assuntos tratados na ocasião, além de assuntos internos e prestação de contas, discutiu-se a aprovação de uma nova identidade visual para a Associação, a renovação do quadro de conselheiros e a adesão de novos associados ao APL Marítimo. A principal pauta da reunião foi a aprovação da contratação de empresa para a efetivação da implementação de um novo sistema de gerenciamento de tráfego de embarcações, num modelo de contrato que visa a entrega de resultados.

Segundo o Diretor-presidente da APL, Arthur Rocha Baptista, a partir da implementação do novo sistema de gerenciamento tráfego no Porto do Rio Grande haverá ganho na segurança da navegação no local com maior registro e controle dos eventos, salvaguardando a vida humana e prevenindo a possibilidade de acidentes que podem causar danos ambientais. A maior segurança na navegação também trará benefícios financeiros à operação portuária na região com a otimização dos processos.

O sistema VTS (Vessel Traffic Services) conta com modernos sensores meteorológicos, sistema de videomonitoramento com câmeras que captam imagens em sua área de cobertura, sistema de radar, comunicação via rede de alta frequência (VHF), e o recebimento de sinal AIS (Alarm Indication Signal) – que são dados de monitoramento ativo emitidos por embarcação de grande calado. Conforme Marine Bastos, engenheira responsável pelo gerenciamento do Projeto VTS, o sistema permitirá um amplo controle sobre as movimentações da área portuária. “Nossa intenção enquanto APL é sempre trabalhar em conjunto com os principais atores da área portuária, dentre eles a Praticagem, a Universidade e a Capitania dos Portos. Queremos, desde o início do projeto, estar conversando com estes atores para saber como eles poderão contribuir e como poderemos integrar nossos sistemas já que teremos esta possibilidade dentro das ferramentas que vamos utilizar”, afirmou.

A modernização do sistema de navegação a partir da mudança do sistema LPS (Local Port Services) para um sistema VTS permitirá o constante aprimoramento com o desenvolvimento de novos recursos e funcionalidades para o sistema, adequando-se às necessidades locais em benefício da operação portuária e da navegação. Para Fernando Estima, Gerente de Planejamento dos Portos RS, a mudança para sistema de navegação mais moderno possibilitará que o Porto do Rio Grande seja utilizado como um laboratório no desenvolvimento de novas tecnologias, aproximando a academia (pesquisa) da área empresarial (produção), e assim oportunizando novos investimentos na região.

A partir da aprovação da implementação do sistema, que ocorreu nesta reunião do Conselho, há previsão de um período de 6 a 9 meses para a total ativação do sistema. Neste período serão realizadas a contratação da empresa prestadora do serviço, a compra dos equipamentos necessários e a homologação da autorização de operação junto da Autoridade Marítima.

 

Fonte: O litorâneo

Publicado em: 02/07/2023


OUTRAS NOTÍCIAS