GOVERNO CRIOU GRUPO DE TRABALHO PARA DISCUTIR AVANÇOS NA SEGURANÇA DO PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO
setembro 15, 2022
O governo deu novos passos no sentido de assegurar a integridade e segurança das instalações nucleares no país. O ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, constituiu um novo grupo de trabalho dentro do âmbito do Comitê de Articulação nas Áreas de Segurança e Logística do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro.
O objetivo do novo grupo será ajudar na elaboração da fase III do processo de avaliação de ameaças ao Programa Nuclear Brasileiro. O grupo de trabalho terá integrantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Defesa, do Comando da Marinha, da Eletronuclear, da INB, dos governos do Rio de Janeiro e São Paulo, além de representantes do próprio GSI.
Para lembrar, desde o ano passado, o governo brasileiro iniciou um processo de avaliação de ameaças ao Programa Nuclear Brasileiro. Esse trabalho visa criar a chamada Ameaça Base de Projeto (ABP) – que é um conjunto de informações sobre e características de potenciais adversários que possam oferecer riscos às instalações e ao transporte de material atômico.
Ao elaborar a ABP, o Brasil estará em linha com as boas práticas e recomendações de órgãos internacionais. O país é um Estado Membro da Agência Internacional de Energia Atômica. Como o Petronotícias informou, em março, o Brasil ratificou a chamada Emenda à Convenção sobre Proteção Física de Materiais Nucleares e Instalações Nucleares. O documento aponta uma série de princípios a serem seguidos pelo país e um deles é o “Princípio da Ameaça”, que exige que cada nação estabeleça o conjunto de ameaças que passam prejudicar as atividades nucleares.
Fonte: Petronotícias
Publicado em: 15/09/2022