GRANDE OPERAÇÃO TENTA RESGATAR NAVIO ENCALHADO NO CANAL DE SUEZ
março 24, 2021
O navio de carga Ever Given, que encalhou na manhã de terça-feira no Canal de Suez, no Egito, está causando um grande congestionamento naval na rota. Autoridades locais montaram uma grande operação de resgate para liberar a via e permitir a passagem de navios pela rota comercial. Ao menos oito navios rebocadores foram mobilizados para ajudar na missão.
O Ever Given estava se dirigindo para Rotterdam, na Holanda. No entanto, uma forte rajada de vento atingiu a embarcação durante sua passagem pela entrada sul do Canal de Suez. O mau tempo acabou gerando pouca visibilidade e culminando no incidente. O navio pesa 220 mil toneladas e tem 400 metros de comprimento. A empresa Bernhard Schulte Shipmanagement (BSM), que gerencia o cargueiro, disse que a tripulação está segura e que não houve vazamento de óleo.
“As prioridades imediatas da BSM são fazer o navio flutuar com segurança e retomar o tráfego marítimo no Canal de Suez com segurança”, disse a Bernhard , em comunicado. “As investigações iniciais descartam qualquer falha mecânica ou do motor como causa do aterramento”, acrescentou a companhia.
O canal de Suez, como se sabe, é uma das principais rotas comerciais do mundo, que liga o Mar Mediterrâneo com o Mar Vermelho. Somente em 2020, quase 19 mil navios passaram pela via, o que dá uma média de 51 embarcações por dia.
Ainda não há informações oficiais de quantos navios estariam aguardando a liberação do canal. Conforme a ilustra imagem ao lado, o serviço de monitoramento MarineTraffic mostra dezenas de embarcações esperando o resgate do Ever Given para prosseguirem viagem. De acordo com o almirante Osama Rabie, da Autoridade do Canal do Suez (SCA), foi reaberta uma seção mais antiga da hidrovia para aliviar o congestionamento causado pelo incidente.
Fonte: Petronotícias
Publicado em: 24/03/2021