NOTÍCIAS

INFRAESTRUTURA FERROVIÁRIA NO RS É DEBATIDA COM PARTICIPAÇÃO DA PORTOS RS

abril 3, 2025


thumb image

A Portos RS participou, nesta quarta-feira (2), da reunião da Câmara Temática de Infraestrutura – Ferrovias, realizada no Palácio Piratini. O encontro foi conduzido pelo vice-governador e presidente do Conselho do Plano Rio Grande, Gabriel Souza, e reuniu representantes do governo federal, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e das principais entidades do setor produtivo do Rio Grande do Sul. A autoridade portuária esteve representada pelo presidente Cristiano Klinger, pelo gerente de Planejamento e Desenvolvimento, Fernando Estima, pelo assessor técnico da presidência, Bruno Almeida, e pela coordenadora de Arrendamento, Flávia Galarraga.

Durante o evento, foram apresentados os dados de um estudo encomendado pelo governo do Estado por meio da Portos RS, que evidenciam um cenário crítico: desde 2006, houve uma redução de 50% na quantidade de cargas transportadas pelas ferrovias gaúchas. A análise técnica também indica que, com investimentos estruturantes, seria possível gerar uma economia de pelo menos 22% no custo do frete para o transporte de mercadorias com destino ao Porto de Rio Grande.

O estudo aponta ainda o estado de sucateamento da infraestrutura ferroviária operada sob concessão da Rumo Logística, responsável pela Malha Sul desde 1997. De uma extensão de 3.823 quilômetros, apenas 921 km estavam em operação após as enchentes de 2024, que agravaram os problemas logísticos e interromperam inclusive o transporte ferroviário de líquidos no Estado.

Para o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, o diagnóstico reforça a necessidade de integrar diferentes modais na logística do Estado, com foco na intermodalidade e na articulação entre ferrovia e porto como parte de uma solução estruturante para o escoamento de cargas. “A modernização da malha ferroviária é essencial para recuperar a competitividade do Rio Grande do Sul e integrar os portos ao restante do país de maneira eficiente. O modal ferroviário precisa ser reativado como vetor estratégico da infraestrutura logística estadual”, afirmou.

O levantamento apresentado pela Portos RS contempla a análise do sistema ferroviário como um todo no Estado, com foco na sua capacidade de atração de carga. O estudo foi construído com a participação de representantes do setor produtivo, incluindo empresas e entidades que operam diretamente com os principais tipos de carga transportada no RS. Estiveram presentes na reunião representantes da Farsul — que representa a agricultura, principal carga ferroviária no Estado — além de Bianchini, Wilson Sons, Granel Química, Braskem e Refinaria Riograndense. O encontro ainda contou com a participação de representantes de diversas entidades ligadas ao tema.

Além da apresentação do estudo, o debate incorporou propostas como a criação de um novo trecho ferroviário entre Santa Maria e São Gabriel, que encurtaria o caminho das cargas agrícolas até o Porto de Rio Grande. Também foram abordadas alternativas jurídicas para reativação de linhas ociosas, como a devolução de trechos pela concessionária e a separação da malha turística da atual concessão, possibilitando novos investimentos.

A reunião contou ainda com a presença do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella; do secretário-executivo do Plano Rio Grande, Paulinho Salerno; do secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro; e do coordenador regional de Fiscalização Ferroviária da ANTT, Felipe Ferreira de Ferreira. Representantes das empresas mencionadas também participaram, reiterando a necessidade de ações conjuntas para reconstruir a eficiência da logística ferroviária no Estado.

A participação da Portos RS nesse processo reafirma o papel da autoridade portuária como agente estratégico no debate sobre o futuro da infraestrutura logística do Estado, atuando tecnicamente na construção de soluções de longo prazo para a retomada do transporte ferroviário de cargas.

Fonte: Portos RS

Disponível em: https://www.portosrs.com.br/site/imprensa_e_midia/noticia/2169

Publicado em: 03/04/2025


OUTRAS NOTÍCIAS