Primeiro navio inteligente não tripulado do mundo inicia operações na China
janeiro 20, 2023
O navio Zhu Hai Yun, o primeiro navio de pesquisa científica não tripulado inteligente do mundo, foi colocado em operação em seu porto de origem no porto de Gaolan recentemente, após completar várias missões experimentais no mar.
O navio, subordinado ao Laboratório de Ciência e Engenharia Marinha do Sul de Guangdong (Zhuhai), é o primeiro navio de expedição científica do mundo com controle remoto e funções de navegação autônoma em águas abertas.O navio inteligente não tripulado tem 88,5 m de comprimento, 14 m de largura e 6,1 m de profundidade, com um calado projetado de 3,7 m e um volume de descarga de água de 2.000 toneladas métricas. Ele pode viajar a uma velocidade máxima de 18 nós e a uma velocidade de custo ideal de 13 nós.
A maioria dos principais equipamentos instalados na embarcação foi produzida na China. Além disso, sua potência, propulsão e sistemas inteligentes, assim como os sistemas de apoio à operação de pesquisa foram feitos na China.
Chen Dake, um acadêmico da Academia Chinesa de Ciências e diretor do Laboratório de Ciência e Engenharia Marinha do Sul de Guangdong, disse que uma prova de 12 horas no mar para navegação consecutiva totalmente autônoma foi a primeira experiência profissional para o navio, que se concentrou na instalação e depuração de seu equipamento principal, sistema inteligente e sistema não tripulado.
O espaçoso convés do navio é capaz de transportar dezenas de equipamentos de sistemas não tripulados aéreos, marítimos e submarinos, bem como instrumentos de observação, tornando-o capaz de ser aplicado em cenários de manutenção de parques eólicos offshore e manutenção de cabos submarinos.
Espera-se que a otimização das instalações de apoio do navio seja ainda mais realizada e que o navio seja despachado para o levantamento e mapeamento marítimo, observação, bem como para missões de inspeção e sondagens parciais em 2023.
Fonte: Portos e Mercados
Publicado em: 18/01/2023