NOTÍCIAS

Realizada mais uma edição do Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS

abril 17, 2025


thumb image

Entre os dias 14 e 16 de abril de 2025, na cidade de Rio Grande, foi realizado o “III Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS”. Durante três dias de painéis, palestras e articulações institucionais, o evento reuniu especialistas, gestores públicos e representantes do setor marítimo. A cerimônia de abertura contou com a participação do Diretor Presidente do APL Marítimo RS, Ricardo Avila, e de representantes da Portos RS, da CDL de Rio Grande e São José do Norte, da ABEEMAR e do Sebrae Nacional.

Nesta terceira edição do fórum, aconteceu, também, o 1º Seminário Nacional de Economia do Mar – SEM, edição Rio Grande do Sul, que integram a programação do Festimar.

A programação do primeiro dia teve como destaque a palestra magna do professor português Sérgio Miguel Leandro, que abordou os desafios e oportunidades da bioeconomia azul. Ao longo do dia, painéis discutiram o modelo de cidades azuis como estratégia de desenvolvimento, as inovações bluetech e as perspectivas para o empreendedorismo e geração de empregos no setor. Também foi realizada a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura de Rio Grande e o Instituto Politécnico de Leiria, Portugal.

No segundo dia, foram abordados temas em ascensão na região, como a retomada da indústria naval, debatendo sobre as oportunidades e os desafios do setor e destacando as potencialidades da região. Na sequência, foi apresentada a importância da mobilização dos agentes que atuam no território para o desenvolvimento econômico local, através dos casos do APL Marítimo RS, do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro e da experiência internacional do representante do País Basco no Brasil.  A tarde foi reservada para debater “Eólica Offshore: Oportunidades e Desafios” e “Bacia Pelotas”, abordando a inserção do estado na cadeia energética e os potenciais da região para exploração sustentável. Para finalizar o dia de trabalhos, o evento destacou como a cultura náutica pode ser impulsionadora de novas oportunidades de negócios locais.

No terceiro e último dia, as discussões estavam mais relacionadas com temas ambientais. Começando pela apresentação dos primeiros resultados do Planejamento Espacial Marinho – PEM, e o estudo de favorabilidade ambiental e o monitoramento de dados marinhos e costeiros da costa do Rio Grande do Sul.  Ainda, foram abordados os projetos de hidrogênio verde no estado, a descarbonização e o caso da primeira Biorrefinaria do Brasil. Por fim, o painel de encerramento, apresentou como o Grande Pacto da Inovação foi importante para alavancar projetos como o Hub Port e o VTS.

Mais uma vez, o fórum reafirmou seu papel essencial para o desenvolvimento da região sul e do estado, promovendo o diálogo entre o setor público, empresas, academia e sociedade, para pensar soluções que integram crescimento econômico e responsabilidade ambiental. Dessa forma, o evento consolidou-se como um espaço estratégico para liderar o desenvolvimento sustentável da economia azul.


OUTRAS NOTÍCIAS