NOTÍCIAS

ANTAQ assina acordo de cooperação com Países Baixos para fortalecer a agenda verde nos portos

março 6, 2024


thumb image

O foco do acordo será em projetos de energia renovável, energia eólica offshore e de construção naval

 

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) assinou, nesta terça-feira (05/03), um acordo de cooperação entre o Brasil e os Países Baixos focado no desenvolvimento de portos verdes.

Além da Agência, assinam o documento a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, os Ministérios de Portos e Aeroportos e dos Transportes, a Infra S/A, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

O projeto é uma parceria público-privada, com prazo de três anos, entre os países e tem como objetivo apoiar empresas neerlandesas a exportar e investir no Brasil, além de apoiar empresas brasileiras com investimentos e exportações para os países baixos.

O acordo vai ampliar conjuntamente a cooperação bilateral e auxiliar na troca de conhecimento para promover iniciativas públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento portuário da logística portuária, da produção de hidrogênio verde, entre outros.

A assinatura aconteceu durante a edição deste ano da Intermodal. O evento conta com a presença de empresas do transporte marítimo, aéreo, ferroviário e rodoviário. A edição deste ano reúne mais de 500 participantes de 15 países diferentes.

Acordo entre agências

No evento, o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, destacou o trabalho da agência e os investimentos feitos que permitem que a infraestrutura portuária e aquaviária estejam adequadas às necessidades do setor.

“Para que essa infraestrutura se mantenha moderna, eficiente e atendendo essa crescente de movimentação é preciso mais investimentos. Neste ano, temos uma carteira desafiadora de projetos de leilões de terminais portuários”, destacou o diretor-geral.

Ele pontuou ainda que será implementada uma parceria entre a ANTAQ e a ANTT para encontrar soluções viáveis para destravar os gargalos terrestres existentes nos acessos portuários

“Vamos lançar uma equipe conjunta para identificar primeiro os gargalos existentes e a partir daí propor medidas de obras de infraestrutura ou de obras regulatórias para atacar cada um desses gargalos”, afirmou.

No final da sua participação, Nery também relembrou a importância de tornar as vias navegáveis em projetos viáveis de hidrovias, projeto prioritário da ANTAQ.

Fortalecimento de política pública

No Interlog Summit, que acontece na Intermodal 2024, a diretora Flávia Takafashi participou do painel “Os desafios de infraestrutura e regulação na logística brasileira”, em que abordou o papel da ANTAQ enquanto fortalecedor de políticas públicas.

“A ANTAQ atua com o conhecimento para o mercado, para o formador de políticas públicas e entendendo as necessidades para a gestão dos portos. Isso significa entender as carências e como precisamos pensar processos da administração pública para fomentar informações para o setor visando fortalecer as políticas públicas”, pontuou a diretora.

Na oportunidade, a diretora falou sobre a entrega do Guia de Enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário, marcada para o dia 26 de março. Saiba mais.

Fonte: ANTAQ

Disponível em: https://www.gov.br/antaq/pt-br/noticias/2024/antaq-assina-acordo-de-cooperacao-com-paises-baixos-para-fortalecer-a-agenda-verde-nos-portos

Publicado em: 05/03/2024


OUTRAS NOTÍCIAS