NOTÍCIAS

APL Polo Naval e de Energia de Rio Grande e Entorno participa do 5º Encontro Estadual dos Arranjos Produtivos Locais – APL’S do Rio Grande do Sul

abril 3, 2018


thumb image

O APL Polo Naval e de Energia, representado por Viviani Kwecko (Diretora de Formação de Recursos Humanos) e Alex Sander Chagas (Diretor de Tecnologia e Inovação), participou do 5º Encontro Estadual de Arranjos Produtivos Locais, realizado no dia 21 de março, na sede do Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo, em Rincão Del Rey (Rio Pardo).  O evento tinha como objetivo debater sobre a importância da política de APLs e avaliar seus resultados. Na oportunidade ocorreu uma Reunião de trabalho com as equipes da SDECT, sobre orientações relativas às prestações de contas técnica e financeira.

O evento encerrou com a entrega de um documento – denominado de Carta Aberta – pelas instituições à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) para que o Governo do Estado mantenha a política de investimentos nos APLs. A carta foi entregue ao secretário adjunto Evandro Fontana, que levará a demanda ao governador José Ivo Sartori.

Os APLs iniciaram a mobilização porque no final de 2018 encerra-se o ciclo de investimentos na política dos arranjos com o fomento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Assim é fundamental que se encontre formas de financiar e seguir estimulando o programa, que é fundamental para o desenvolvimento das mais variadas regiões.

O pró-reitor de Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul, Angelo Hoff, destaca que a política de APLs é essencial para todas as regiões. “Só com este investimento conseguiremos manter as atividades dentro dos arranjos, que são tão importantes para o desenvolvimento das nossas regiões. A carta é um instrumento de força dos APLs e mostra o nosso posicionamento quanto ao programa”, destacou.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Evandro Fontana, lembrou que o encontro é de grande importância. Houve a participação de 32 APLs do Estado, que representaram em torno de 8.900 empresas, sendo que trata-se de um grande desafio fazer com que haja o fortalecimento dos APls.

“Esperamos que em breve termos uma nova realidade financeira, para que hajam recursos e possamos acessar também recursos de bancos internacionais, o que atualmente estamos impedidos. Precisamos de outras fontes financiadoras para que possamos seguir com os APLs atuando com toda a força”, citou Evandro Fontana.

 

 

Fonte: APL  VRP


OUTRAS NOTÍCIAS