NOTÍCIAS

II FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA AZUL: EXPLORANDO OPORTUNIDADES PARA O SETOR PORTUÁRIO NA DESCARBONIZAÇÃO

março 28, 2024


thumb image

Nos dias 27 e 28 de março, a Câmara do Comércio do Rio Grande foi palco do II Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS, um evento de grande importância que reuniu especialistas, autoridades e líderes do setor para discutir o futuro da economia azul na região sul do Brasil. O evento proporcionou uma jornada de discussões estratégicas sobre as oportunidades e desafios que moldam esse segmento econômico.

Neste segundo dia de evento, um dos painéis de discussão foi dedicado ao tema “Oportunidades para o Setor Portuário no Processo de Descarbonização”. Sob a mediação de Arthur Rocha Baptista, esse painel contou com a participação de Edisiene Correia, Gerente de Desenvolvimento de Eólicos Offshore da Shizen do Brasil, Henrique Ilha, Diretor de Meio Ambiente da Portos RS e Luciano Cesar Lucas, Gerente de Compras da Mingyang Energy.

O debate foi rico em insights sobre como o setor portuário pode se adaptar e contribuir para a descarbonização, um desafio global cada vez mais premente. Os painelistas compartilharam suas experiências e visões sobre as medidas necessárias para reduzir as emissões de carbono associadas às operações portuárias.

Um ponto de destaque durante o painel foi a menção feita pelo Diretor de Meio Ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, sobre o pacto assinado pela empresa, evidenciando o compromisso da instituição com a descarbonização e o desenvolvimento sustentável.

“A Portos RS incorporou em seu planejamento estratégico as premissas qualitativas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tornando-se parte integrante da agenda ambiental institucional”, disse o diretor da Portos RS.

Segundo ele, a instituição está empenhada em gerir seus recursos e projetos portuários de forma responsável do ponto de vista ambiental, aplicando práticas alinhadas ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente.

“Algumas das iniciativas adotadas incluem a implementação de sistemas de monitoramento de emissões de dióxido de carbono, a oferta de energia limpa para navios que atracam nos portos do RS e a busca por alternativas de energia renovável, como a instalação de usinas de energia de ondas”, explica Henrique Ilha.

Vale ressaltar que a Portos RS participa ativamente do Programa Brasileiro GHG Protocol, reduzindo emissões e mitigando impactos ambientais. Colabora com atores marítimo-portuários para implementar políticas alinhadas aos ODS e à Agenda 2030 da ONU. Sua integração ao Pacto Global da ONU – Rede Brasil em 2024 reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
O painel sobre descarbonização do setor portuário destacou a importância de iniciativas e estratégias inovadoras como essa para enfrentar os desafios ambientais e econômicos do século XXI, garantindo um futuro mais sustentável para as gerações futuras.

 

Fonte: Portos RS

Disponível em: https://www.portosrs.com.br/site/imprensa_e_midia/noticia/1887

Publicado em: 28/03/2024


OUTRAS NOTÍCIAS