NOTÍCIAS

Centro de Simulação Naval é tema da Revista Rumos, Revista da Praticagem do Brasil

maio 10, 2018


thumb image

O Centro de Simulação Naval, A Praticagem do Rio Grande vai poder contar em breve com a ajuda de um Simulador. O Centro de Simulação Naval já está montado no Oceantec- Parque Tecnológico ad Universidade Federal do Rio Grande (FURG), inaugurado no início de novembro, e sua equipe técnica está completando a fase de treinamentos. Segundo a previsão, passará a operar comercialmente até junho.

Como citado  por Danilo, diretor presidente da Associação, o Simulador foi identificado junto aos associados como uma infraestrutura com grande capacidade de trazer ganhos econômicos e de eficiência para as empresas da APL, além de tornar mais segura toda a atividade portuária no território. O projeto foi viabilizado graças a um edital lançado em 2015 pelo governo do Rio Grande do Sul para apoiar projetos de até um milhão de reais. ” Nós competimos nessa faixa mais alta e conseguimos ser classificados”, explica  Giroldo.

“Em linhas gerais, o Centro de Simulação Naval visa aumentar a segurança e contribuir com a estrutura de custos das manobras navais, além de promover o desenvolvimento tecnológico a partir de novas ferramentas, interfaces e funcionalidades, estando, por isso instalado em um parque tecnológico (Oceantec) de uma universidade vocacionada para o mar, como a FURG”, destaca Danilo.

O software do simulador foi desenvolvido pela equipe da empresa spin-off da USP, Technomar, empresa que também desenvolveu desde o princípio o software existente nos simuladores da Universidade de São Paulo, sendo a maior referência do setor no tema de simulações de manobras navais de alta precisão.

“A praticagem da Barra do Rio Grande é uma das associadas da APL e está totalmente integrada aos treinamentos da equipe técnica da Associação. Já foram feitos 3 treinamentos, sendo um deles em São Paulo e dois em Rio Grande, já em nosso simulador, e restam ainda mais dois a fazer, também localmente. Em todos treinamentos em Rio Grande, tivemos a presença de práticos acompanhando as manobras e contribuindo com a calibração das embarcações e identificações de melhorias no cenário. Além disso, a Praticagem vem contribuindo com sugestões de processos a desenvolver que possam trazer mais realismo para as simulações”, informa Fernando Faria, membro da equipe técnica do simulador.

Para Marcelo Cajaty, da Praticagem do Rio Grande, um centro de simulação apoiado por um núcleo de estudos sério e competente é bom para a praticagem pelo simples fato de existir. “Quanto mais centros com essa característica houver, mais confortáveis os práticos ficarão em saber que terão opções de estudos que permitirão manobras seguras em parâmetros cientificamente determinados, além da possibilidade de experiência adquirida pela manobra virtual”.

“A Praticagem de Rio Grande, além de sócia da APL, tem participado ativamente no suporte da implementação, exatamente por visualizar e entender as vantagens trazidas por um simulador. É importante para os práticos do Brasil saber que existe um novo centro sendo criado e conhecer as bases em que ele foi construído. É importante saber que tanto a parte tecnológica, originária da USP, quanto a parte humana, baseada na vasta experiência do corpo docente da FURG, têm um grande potencial e compromisso com a ciência”, acrescentou Cajaty.

 

  

 


OUTRAS NOTÍCIAS