NOTÍCIAS

Empresas participantes do Projeto Lean – Programa de Desenvolvimento da Mentalidade Enxuta apresentam seus resultados

novembro 27, 2019


thumb image

Foi realizado na tarde de ontem, 26 de novembro de 2019, no Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, o Workshop Final do Projeto Lean APL – Programa de Desenvolvimento da Mentalidade Enxuta, para a apresentação dos resultados obtidos pelas empresas participantes do projeto.

O Programa que é resultado da parceria técnico-financeira firmada no final de 2017 entre o APL Marítimo do Rio Grande do Sul e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, por meio do Edital nº 1 APL/2017-SEI, visa melhorar a produtividade e a inovação das indústrias.

O Programa LEAN APL foca no objetivo de aumentar a produtividade industrial de 17 empresas instaladas no território do APL Marítimo RS através: 1) da realização de diagnósticos para identificar as principais demandas das empresas; 2) do oferecimento de cursos de capacitação sobre conceitos e práticas de técnicas Lean de Produção Enxuta, e posteriormente; 3) do acompanhamento de especialistas para a aplicação das técnicas nas empresas participantes.

Na ocasião, após a conclusão das fases de diagnóstico, de capacitação e de consultoria, 7 empresas apresentaram os resultados obtidos com o Programa Lean-APL: Laboratório Gram – Análises Clínicas; Gebras – Grupo Energia do Brasil; Yara Brasil; Embrasmaqui Máquinas e Empilhadeiras; Vetorial Internet; VTF Embarcações; Universal Turismo, momento compartilhado com os presentes que gerou um debate sobre os principais resultados obtidos por todos. Também foram relatadas as principais dificuldades, bem como os próximos desafios a serem enfrentados.

 

 

 

Um dos coordenadores do projeto, o prof. Peter Hansen, afirmou que em sua visão, as empresas ainda precisam avançar em algumas questões culturais para ajudar a alavancar o desenvolvimento da região. Aponta que a grande preocupação em obter resultados em curto prazo influencia na compreensão pelas empresas de ter uma visão sistêmica das dificuldades a serem enfrentadas. No entanto, considera que os principais objetivos foram alcançados, uma vez que identificou gargalos e/ou projetos estratégicos para as empresas do APL; disseminou a cultura de melhoria da produtividade promovendo a capacitação da mão-de-obra para melhoria de processos e produtos, bem como introduziu técnicas e conceitos para melhorias técnico-gerenciais nas empresas do APL.

 

Fonte: Secretaria Executiva/APL Marítimo RS

Publicado em: 27/11/2019

 


OUTRAS NOTÍCIAS