NOTÍCIAS

PORTO DO RIO GRANDE SEDIA ATIVIDADES DE MISSÃO INTERNACIONAL HOLANDESA AO RIO GRANDE DO SUL

março 5, 2024


thumb image

A unidade Rio Grande da Portos RS recebeu, nesta segunda-feira (4), uma comitiva holandesa que participou de uma missão comercial e política no estado. Os representantes chegaram a Pelotas no domingo (3) com o objetivo de realizar encontros de negócios e de cooperação, em especial nas áreas de portos e energias renováveis.

A comitiva foi recepcionada em Rio Grande pelo presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, pela presidente do Conselho de Administração, Jacqueline Wendpap, pelo diretor de gestão, administrativo e financeiro, João Alberto Gonçalves, pelo diretor de meio ambiente, Henrique Ilha, pelo chefe de gabinete, Flávio Ferreira, pelo gerente de planejamento e desenvolvimento da Empresa Pública, Fernando Estima, e pelo prefeito municipal, Fábio Branco.

Para as atividades desta segunda-feira (4), a Autoridade Portuária preparou uma programação especial, no auditório do Tecon, composta por apresentações e por uma rodada de negócios entre os holandeses e empresas que atuam no complexo portuário, com a finalidade de estreitar as relações e até mesmo possibilitar a formalização de parcerias nas áreas de interesse da comitiva. A atividade contou com seis mesas de negócios com temas de interesse dos visitantes, como hidrogênio verde e o Rio Grande Porto Indústria, proposta elaborada pelo chefe de gabinete da Portos RS, Flávio Ferreira, em busca de conectar os interesses em comum dos empresários e autoridades.

A agenda foi composta, ainda, por uma visita ao Estaleiro Rio Grande, onde foi possível apresentar a área alfandegada e o dique seco, onde encontra-se em fase de desmanche a plataforma P32, que pertenceu à Petrobras e foi arremata em leilão pela Gerdau e a Ecovix. Líderes políticos fizeram um passeio de barco pelo canal, para conhecer a infraestrutura do complexo sob a perspectiva do mar.

O vice-governador, Gabriel Souza, esteve presente na primeira parte das atividades, onde realizou uma apresentação sobre as ações do governo do estado implementadas até então e falou sobre os estudos realizados pelo Rio Grande do Sul para o desenvolvimento de projetos que promovam o chamado hidrogênio verde, área em que a Holanda vem atuando fortemente e está em busca de parceiros para expansão dos negócios.

A comitiva foi formada por representantes de 11 empresas, pela vice-embaixadora dos Países Baixos, Afke Mulder, pelo vice-prefeito da cidade de Rotterdam, Robert Simons, pelo coordenador do Programa ICEP (Parceria Internacional de Energia Limpa), Edu Willemse, pela gerente de Negócios Trade na Rotterdam Partners, Eva Verschoor, pelo chefe do escritório holandês de negócios na região Sul do Brasil (NBSO Porto Alegre), Caspar van Rijnbach, pelo diretor do Porto de Rotterdam, René van der Plas, e pelo gerente de Desenvolvimento de Negócios da Associação dos Fornecedores da Indústria Offshore (IRO), Tjerk Suurenbroek.

A iniciativa integra o chamado Green Ports Partnership (GPP), acordo de portos verdes assinado em 2023 pelos governos do Brasil e do Reino dos Países Baixos. O GPP tem como objetivo promover o crescimento econômico por meio do desenvolvimento de portos sustentáveis e energias renováveis. A Portos RS faz parte do programa, juntamente com os Portos de Pecém e de Paranaguá.

O programa GPP recebeu a adesão do Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil, no último dia 22, cuja declaração conjunta será assinada no dia 5 de março, na abertura da Inermodal, feira internacional de logística que ocorrerá em São Paulo, juntamente com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

A vinda da comitiva holandesa ao Rio Grande do Sul tem relação com a estratégia de internacionalização da Portos RS, após a participação da Autoridade Portuária nas edições do ano passado da Hydrogen Summit e da Europort, ambas na cidade de Rotterdam.

 

Fonte: Portos RS

Disponível em: https://www.portosrs.com.br/site/imprensa_e_midia/noticia/1862

Publicado em: 04/03/2024


OUTRAS NOTÍCIAS