NOTÍCIAS

RS apresenta potencial para crescer com a economia azul

março 28, 2024


thumb image

Fórum divulga oportunidades em desenvolvimento nessa área

 

O aumento de movimentação portuária, perspectiva de novas demandas navais para os esta­leiros nacionais, concretização da hidrovia Brasil – Uruguai através da Lagoa Mirim, desenvolvimen­to de usinas eólicas offshore (no mar), entre outras iniciativas, es­tão entusiasmando os empreen­dedores que atuam nessas áreas no Rio Grande do Sul. Esses são alguns dos temas que estão sendo destacados durante o II Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS, que iniciou na quarta­-feira e se encerra nesta quinta­-feira, na Câmara do Comércio de Rio Grande.

 

O evento acontece paralela­mente ao Festival do Mar (Festi­mar), que se estenderá até o do­mingo. Um dos organizadores do encontro, Guilherme Estima Schu­ch, detalha que a economia azul abrange a ideia do aproveitamen­to dos recursos aquáticos, seja do oceano ou da água doce. Ele res­salta que o momento é oportuno para tratar do assunto, especial­mente no Estado e em Rio Grande. Schuch recorda que, recentemen­te, o município da Metade Sul gaú­cha foi reconhecido, por lei, como a capital nacional das águas. “Rio Grande sabe do seu potencial, da sua vocação e não está virando as costas para isso”, enfatiza.

 

No fórum, também foi abor­dado o Planejamento Espacial Marinho (PEM) Sul, projeto lide­rado pela Marinha brasileira, que conta com recursos do Banco Na­cional de Desenvolvimento Eco­nômico e Social (BNDES). O estu­do conta com financiamento de R$ 7 milhões não reembolsáveis do Fundo de Estruturação de Pro­jetos do Banco (BNDES FEP).

O começo dos estudos do PEM Sul, que abrangerá a cos­ta dos três estados da Região Sul do País, foi anunciado em janei­ro deste ano. A perspectiva é que esse estudo seja concluído em 2027. A iniciativa prevê mapear as atividades e potenciais apre­sentados na costa marítima do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Schuch explica que será feito o levantamento de áreas de pes­ca, possibilidade de geração de energia eólica offshore, preser­vação ambiental, movimentação portuária, entre outras ações.

 

Já diretor do Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo RS, Arthur Rocha Baptista, ressalta que o Fó­rum de Desenvolvimento da Eco­nomia Azul RS deste ano com­prova a evolução das propostas feitas dentro desse nicho de mer­cado. Ele recorda que em 2023 o Planejamento Espacial Marinho foi apresentado ainda em fase de contratação e agora já se pode ver o progresso da iniciativa.

 

Também no primeiro fórum foi abordado o tema de novas for­mas de geração de energia e neste ano a palestra-magma do evento foi sobre a conversão da Refina­ria Riograndense (ex-Ipiranga) em biorrefinaria. Outro ponto men­cionado no encontro, pelo em­baixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, foi a necessi­dade de agilizar os procedimen­tos de dragagem da Lagoa Mi­rim. “Porque os empreendedores lá já estão prontos para fazerem terminais para começar a escoar cargas para o porto do Rio Gran­de”, acrescenta Baptista.

Por sua vez, o diretor opera­cional da Ecovix e presidente do APL Marítimo, Ricardo Ávila, de­fende que é necessário fomentar a integração entre os vários setores econômicos e os potenciais apre­sentados pelo mar. “É um mo­mento muito propício para essas discussões”, diz o executivo.  Especificamente quanto às demandas ligadas ao segmento naval, o dirigente sustenta que é preciso que os agentes que atuam nessa indústria pressionem para o cumprimento da promessa do governo federal de retomar o for­talecimento desse setor no Brasil.

 

 

Fonte: Jornal do Comércio

Disponível em: https://www.jornaldocomercio.com/economia/2024/03/1148295-rs-apresenta-potencial-diversificado-para-crescer-com-a-economia-azul.html

Publicado em: 27/03/2024


OUTRAS NOTÍCIAS